Como agendar um desligamento no eOS, Debian, Ubuntu e derivados.

Olá galerinha Linux!
A dica de hoje vai para quem desejar programar o desligamento automático de seu Debian, Ubuntu e derivados.
Neste post rápido, veremos como agendar um desligamento no Ubuntu com GUI ou CLI.
EasyShutdown é um pequeno aplicativo que fornece uma pequena GUI de modo que você pode facilmente agendar um desligamento em Ubuntu. Você pode baixar o arquivo .deb a partir da página clicando aqui. Basta clicar duas vezes sobre ele para instalá-lo. Por padrão, ele deve abrir com Ubuntu Software Center.

Uma vez instalado, execute-o no Dash.
De interface muito simples
. Você apenas tem que fornecer o momento em que você quer desligar o sistema. Por exemplo, se você quiser desligar o sistema em 03:30, preenchê-lo da seguinte forma:
Note-se que EasyShutdown não tem uma bandeja ou sistema de daemon. Então você tem que mantê-lo funcionando para que ele funcione. Uma coisa bem legal do EasyShutdown é que ele avisa um minuto antes da parada programada, de modo que você pode escolher para fazer uma pausa.

Agendar um desligamento em Ubuntu na linha de comando

Usando a opção de linha de comando para agendar um desligamento em Ubuntu é igualmente fácil. Tudo que você tem a fazer é usar o comando "shutdown". Por exemplo, para agendar um desligamento em 03:30, você pode usar o comando na seguinte forma:

sudo shutdown -h 03:30

Note que você terá que manter a execução desse comando. Assim, ou manter o terminal aberto ou enviar o processo em background.

Espero que essas dicas rápidas possam ajuda você a agendar um desligamento em eOS, Debian, Ubuntu Linux ou outro sistema como o Linux Mint. Quaisquer dúvidas ou sugestões são sempre bem-vindas.

Baixe o EasyShutdown.

Fonte: It's F.O.S.S.

Comentários