Elementary OS Freya: Acrescentar item "Abrir como Root" no Menu de Contexto do Pantheon-Files

Saudações aos linuxusers de plantão!

Nossa dica de hoje é acrescentar alguns comandos ao menu de contexto do pantheon-files. Para deixar claro, esses comandos são aqueles aparecem quando você clica com o botão direito do mouse. Quero deixar aqui dois comandos que julgo importantes: "abrir arquivo como root" e "abrir pasta como root". São importantes porque quando você precisa fazer alguma alteração em um arquivo protegido, não precisa ir ao terminal para lançar algum comando que lhe dê a permissão de administrador. É bem mais prático clicar sobre o arquivo ou pasta e confirmar o comando. Para isso, é preciso criarmos arquivos com a extensão .contract no diretório /usr/share/contractor em modo administrador. Bem, vamos as dicas!

1 - Abrir Arquivo como Administrador


Vá ao terminal pressionando <WinKey>+T e digite o comando logo abaixo para abrir o editor de texto scratch em modo administrador:
$ gksu scratch-text-editor
Em seguida, digite o comando abaixo e depois salve o aquivo no diretório /usr/share/contractor com o nome scratch-openasroot.contract:
[Contractor Entry]
Name=Abrir arquivo como administrador
Icon=scratch-text-editor
Description=Abre um arquivo em modo root com o scratch
MimeType=text
Exec=gksudo scratch-text-editor %U
Gettext-Domain=scratch-text-editor
Note que estou usando o scratch-text-editor como o aplicativo padrão. Você pode usar outro editor do seu gosto só fazendo as devidas modifcações no arquivo.


2 - Abrir Pasta como Administrador


Este processo é bem semelhante ao anterior. Vá ao terminal  e digite o comando logo abaixo para abrir o editor de texto scratch em modo administrador:
$ gksu scratch-text-editor
Em seguida, digite o comando abaixo e depois salve o aquivo no diretório /usr/share/contractor com o nome pantheon-files-openasroot.contract:
[Contractor Entry]
Name=Abrir pasta como administrador
Icon=pantheon-files
Description=Abre uma pasta corrente em modo root no pantheon-files
MimeType=inode
Exec=gksudo pantheon-files %U
Gettext-Domain=pantheon-files


Então, galera, esta concluída nossa dica facílima. Testem e aproveitem!

Até a próxima!

>>> Fábio Izidio

Comentários

  1. caralho super fácil(só que não). Estou ficando irritado com esse sistema. Tudo é um parto pra se fazer. Ele é mais leve e mais fluído, mas PQP.

    ResponderExcluir

Postar um comentário